Com todas as diferentes formas de exercício que existem, por que escolher correr?
Para o famoso corredor norte-americano, e campeão olímpico Steve Prefontaine, por mais que ele se perguntasse as razões, chegava sempre à mesma conclusão: “Tudo se resume a autossatisfação e uma sensação de realização”. Para outros, pode ser por inúmeros outros aspectos: Alguns querem perder peso, melhorar a saúde, competir em corridas ou tentar algo novo.
Qualquer que seja sua razão para correr, você vai experimentar muitos benefícios físicos, mentais e emocionais nesse esporte.
Pesquisas feitas, que examinam a correlação entre correr e saúde mental, mostraram que a prática constante da corrida resulta em um número de mudanças psicológicas, nos mais diversos tipos de pessoas (Gary & Guthrie, 1972; Jorgenson & Jorgenson, 1979; Blumenthal, Williams and Needels, 1982). A maioria dos estudos foca nos benefícios da corrida, mostrando que uma rotina consitente nessa modalidade, promove boa capacidade física e mental e pode ser uma maneira efetiva de lidar com o estresse, além de aumentar a autoconfiança.
A corrida constrói a confiança como poucos outros esportes individuais. Pessoas que correm regularmente relatam um aumento não só na confiança como também na autoestima. Estes benefícios, sem dúvida, acabam se transferindo também para outras áreas, promovendo mais equilíbrio na vida profissional e pessoal.
E, o aspecto mais importante da corrida, na melhora da sua saúde mental/emocional, é o ato de determinar um objetivo específico e tangível para si, e reunir a motivação para alcançá-lo.
Mas, qual a importância desse objetivo, afinal de contas?
Primeiro, exige que você se concentre na realização, na crença em si mesmo que é capaz de fazer alguma coisa. Em segundo lugar, apresenta um desafio para você como um indivíduo – ninguém mais pode fazer isto por você, portanto, ajuda a construir determinação. Em terceiro lugar, apresenta-lhe inúmeras oportunidades para o sucesso; cada vez que você sair para uma corrida significa que chegou mais perto do seu objetivo. Você experimenta um grau de realização; significa que está usando sua motivação e determinação – crença em si mesmo – para chegar a algo que você quer. E isso, por sua vez, cria um forte senso de si, o que ajuda a lidar com a vida.
Ao terminar sua primeira maratona, por exemplo, você prova para você mesmo que é capaz de realizar qualquer coisa na qual foque sua mente. Isso exige disciplina, motivação, determinação e força interior – todas as qualidades que podem promover sentimentos avançados de autoconfiança e autoestima. Muitos praticantes, por exemplo, começam a correr para melhorar a saúde, e quase todos depois observam os benefícios mentais e emocionais incluíndo melhoria de humor, mais equilíbrio na hora de tomar decisões, mais objetividade para resolver os problemas do cotidiano, e uma melhor maneira de encarar o mundo, com mais brilho, energia, e equilíbrio emocional. Para muitas pessoas, a corrida serve como a base para uma vida pessoal melhor sucedida, mostrando que são capazes de bem mais do que imaginam.
Além de todos esses benefícios, correr também promove a produção de neurotransmissores – substâncias químicas do cérebro relacionadas à saúde mental, causando um aumento na produção natural do corpo de endorfinas – incluindo a serotonina e a dopamina. Certos distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade, acabam acontecendo, em parte, devido a deficiências desses neurotransmissores. Com o aumento dessas substâncias, alterações químicas específicas no cérebro são provocadas, ajudando a melhorar o seu humor. Correr ainda promove um aumento da ingestão de oxigênio, o que pode ajudar você se sentir mais alerta, focado e menos lento.
Recentes estudos mostraram que a corrida não apenas retarda a degeneração das células, mas também pode causar o crescimento de novas células nervosas e vasos sanguíneos. Então, lembre-se que ao sair para correr, você não está ficando somente mais forte e mais saudável, você está também dando um grande “upgrade” na sua mente e na vida emocional!