Traumas Emocionais e Psicológicos

Tratamento para Traumas Emocionais

traumas psicologicos emocionaisHoje em dia é muito comum ouvir o termo “trauma” para identificar uma experiência ruim, mas o conceito de um trauma psicológico é real e quando se torna profundo, seus efeitos podem ser devastadores. Um trauma emocional ou psicológico se instala devido a sequelas deixadas por situações que causaram sofrimento ou dor, seja emotiva ou física, das quais as consequências foram tão grandes que acabam por afetar o pensamento e o comportamento da pessoa. Os acontecimentos traumáticos mais comuns estão relacionados à violência e o medo como assaltos, estupros, traições, agressões ou acidentes. Em crianças a situação é ainda mais alarmante, há casos em que ficaram com sintomas traumáticos apenas por ouvir o relato ou conviver com um adulto traumatizado. De uma maneira geral, não existem motivos ou razões universais que possam se caracterizar como trauma, pois cada pessoa percebe a realidade de uma forma muito íntima, sendo mais ou menos sensível perante as experiências vividas, ou seja, o que é captado como traumático para alguém pode não abalar outra pessoa. Entre os sintomas de um trauma psicológico estão: a constante falta de sono e a dificuldade de dormir, surtos de raiva, isolamento do próprio convívio social, o sentimento de fugir de situações que lembrem o trauma e a constante lembrança da situação traumática seja em sonhos ou durante o dia quando acordado. Quando se torna ainda mais problemática, os sintomas podem se associar também a depressão e a ansiedade. O tratamento depende da gravidade do trauma psicológico do paciente, mas em geral é realizado através de conversas onde o objetivo principal é reconhecer, entender e aceitar cada uma das emoções e sentimentos deixados pela situação traumática para que em um futuro próximo o paciente desenvolva habilidade para lidar com as crises e viver normalmente com o trauma. Em alguns casos pode se tornar necessário a indicação de medicamentos para diminuir a ansiedade ou para ajudar a dormir. Um bom tratamento deve ser realizado com sensibilidade e preparo profissional para fazer com que o paciente não tenha dificuldades nos relacionamentos sociais evitando consequências desagradáveis e priorizando a saúde mental por toda a vida.