Enfrentando o Medo

Entendemos o
medo como uma sensação natural que pode ser provocada por um sentimento de insegurança seja em relação a pessoas, situações ou até objetos.
Qualquer situação que possa ser percebida como ameaça pode se transformar na fobia de alguém. Entre os exemplos mais comuns estão o
medo de avião, de animais, de altura, de falar em público, ou tanto de lugares fechados como de lugares abertos e cheios demais.
Em algumas vezes acabamos dando nomes diferentes como ansiedade, apreensão ou insegurança, mas todos os termos pertencem à mesma sensação que se refere ao medo.
Alguns possíveis sinais que podem ser caracterizados como sintoma de
medo é a constante falta de ar e a dificuldade na respiração, o rosto vermelho e boca seca, tremedeira nas pernas, mãos úmidas e o coração acelerado.
É o medo que nos faz refletir duas vezes antes de fazer qualquer coisa, ele só se torna o inimigo quando foge dos limites de normalidade e nos limita de nossas próprias capacidades.
A boa notícia é que hoje em dia são inúmeras as opções para tratar ou ate mesmo eliminar totalmente o
medo de sua vida profissional, social ou conjugal. A única forma de vencer esse problema é enfrentá-lo e na maioria das vezes você acaba percebendo que não era tão assustador quanto parecia. A terapia comportamental é voltada ao ensinamento de técnicas que buscam como resultado a diminuição dos sintomas físicos e psíquicos, tornando possível com que a pessoa volte a desempenhar normalmente suas atividades sem nenhum receio e em equilíbrio.
Exercícios e dicas para vencer o medo
- Abandone pensamentos negativos e adquira confiança em si mesmo para avançar.
- Reflita sobre o porquê do seu
medo.
- Identifique suas próprias capacidades e decida-se por metas possíveis de realizar.
- Lembre-se: Se não deu certo é sempre possível seguir em frente, toda experiência é um aprendizado.